Nesta quinta-feira, o deputado estadual Luís Augusto Lara (PTB) acompanhou comitiva bajeense em reunião com a secretária em exercício da Saúde, Arita Bergmann. O encontro obteve avanços na questão do Banco de Sangue de Bagé e definiu que a solução mais conveniente para o município é a instalação de uma Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de sangue. Para aprofundar esse debate e agilizar o processo, será marcada uma nova audiência na Saúde, com a presença de representantes da prefeitura.
Segundo a secretária Arita, a instalação de uma UCT será fundamental para obter esse avanço na qualidade. “Bagé tem condições e potencial para continuar fazendo suas coletas e transfusões, não queremos que perca serviços, e sim que tenha sangue de qualidade. Para isso, temos apenas que ver uma maneira de adequar o serviço que já vem sendo prestado”, afirmou ela.
O deputado Lara estendeu ao grupo sua preocupação para que não haja prejuízos ao atendimento aos pacientes com câncer, prioritários na rede bajeense, e disse que está disposto a participar de novo encontro, com a presença da prefeitura local, para agilizar a implantação da Unidade de Coleta e Transfusão. “Avançamos muito hoje. Agradeço à equipe da Secretaria da Saúde por ter nos recebido e permitido esse importante diálogo. Temos um problema técnico a ser resolvido, mas a saúde de Bagé não terá nenhum prejuízo, muito pelo contrário, só avanços, e essa é a nossa meta”, declarou o parlamentar.
Na mesma linha, Zandomeneghi demonstrou satisfação com o resultado da reunião. “Eu e Muza fomos os primeiros a brigar e a chamar atenção da importância de qualificarmos nosso Banco de Sangue. Por isso, reconheço que houve avanços e espero que logo consigamos resolver essa questão”, disse.
O vereador Divaldo Lara lembrou da realização de uma audiência pública da Comissão der Saúde da Câmara de Bagé, nesta sexta-feira, e se comprometeu a expor o resultado da reunião ao grande grupo. Em nome da Secretaria da Saúde, Muza será o responsável por detalhar a proposta do Estado para Bagé.