Sessão Solene emociona Câmara de Vereadores


A proposição do vereador Divaldo Lara (PTB) de entregar o título de cidadão bageense para a Sra. Maria Elena Noblia, certamente entrou para a história da Câmara de Vereadores de Bagé. Primeiro, por que a homenageada foi a pessoa a receber a concessão com mais idade, 106 anos, e em segundo por ter emocionado todos os presentes no evento, entre brasileiros e uruguaios, imprensa e autoridades dos dois países.
No começo do evento, a nova bageense entrou no plenário da Câmara apoiada nos vereadores Divaldo Lara e Sônia Leite e sentou-se a frente da mesa principal do local para a execução do Hino Nacional Brasileiro.
Logo depois, foi a vez do pronunciamento do proponente da homenagem. O vereador Divaldo Lara contou a história de vida da Sra. Maria Elena e se emocionou do começo ao fim do pronunciamento, ao ver a vitalidade da centenária e ter a oportunidade de homenagear uma pessoa simples da comunidade.
-Estou satisfeito e muito feliz de poder fazer esta justa homenagem. Ela é uma das pessoas mais merecedoras deste título e eu consegui realizar este sonho dela”, enfatizou Divaldo Lara.
Na sequência, a vereadora presidente Adriana Lara e o Divaldo entregaram oficialmente a placa de cidadã bageense, recebido com um olhar emocionado pela uruguaia, agora oficialmente filha também de nossa cidade.
O evento também contou com a presença de Diego Blanco Piñeyrua, que recebeu o mesmo título em 2007. Por também ser uruguaio, recitou uma poesia em homenagem a Maria Elena. O texto escolhido foi Las Manos Asperas, por ter semelhança com a vida de Maria Elena.
Finalizando o evento, a homenageada agradeceu a concessão e, demonstrando uma memória invejável, declamou um poema sobre a Pátria, para surpresa de todos, que ficaram em total silêncio, diante da cena inesquecível.
Após, houve a execução do Hino Uruguaio e, assim que a Sessão foi encerrada, parentes, amigos e presentes, foi cumprimentar a Sra. Maria Elena Noblia, a nova cidadã bageense.