Secretária Estadual de Saúde habilita oncologia em Bagé

Em ato que contemplou a presença de boa parte do secretariado do Governo Yeda Crusius, a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, assinou o documento que autoriza o funcionamento da unidade oncológica da Santa Casa de Caridade. A assinatura ocorreu na sede da Associação Brasileira dos Criadores Ovinos (Arco) no início da tarde de sábado (11 de setembro).

A partir de agora o funcionamento da Oncologia depende apenas do credenciamento em Brasília e a unidade deve ser ativada em menos de 60 dias. A secretária estadual de Saúde defende que a regionalização do tratamento do câncer é um conceito adotado no atual governo. “Ainda temos que quebrar muitos paradigmas na área da Saúde no Estado”, afirma. A Santa Casa irá prestar um serviço de alta complexidade e receberá recursos do Ministério da Saúde. Ao longo de 12 anos, o hospital recebeu pelo menos R$ 3 milhões em investimentos para regularizar o tratamento do câncer.

Em um primeiro momento, pelo menos 250 pacientes poderão se beneficiar com o tratamento de quimioterapia. Para o vice-provedor da Santa Casa, Dr. Mário Mena Kalil, este é o melhor momento da saúde nos últimos anos. O administrador do Hospital Universitário, Paulo Zandomeneghi, acompanhou e a secretária em visita às obras do novo Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do hospital, demonstrou contentamento com a atual gestão da saúde no Estado. “A secretária só veio comprovar a correta aplicação dos recursos em benefício da comunidade”, explica. Nos últimos dois anos, o Hospital Universitário recebeu R$ 2,5 milhões em investimentos.

A secretária Arita Bergmann destacou a união entre lideranças, município e estado para a melhor distribuição dos recursos. Arita afirmou também que a secretaria estadual de Saúde associa a liberação de dinheiro ao planejamento e gestão. “Além de recursos, temos que ter gestão, equipe qualificada e controle social, tecnologia a gente busca”, explica. O planejamento da secretaria é baseado em indicadores e necessidades e está diretamente ligado ao programa estrutural “Saúde Perto de Você”.

O delegado regional da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Volmir Silveira acredita que o fato de a assinatura ter ocorrerido em Bagé é ainda mais simbólica. “É a realização de um sonho de toda a Região”, define. Outras lideranças, como o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ivar Mattos, e o conselheiro Edgar Muza não conseguiam esconder a felicidade. Depois de 12 anos, Bagé conquista o direito de tratar seus pacientes contra o câncer.