Lutar pelos direitos dos funcionários públicos tem sido unanimidade na Câmara de Vereadores, pelo menos até agora. Hoje à tarde, a convite do Vereador Divaldo Lara, as vereadoras Adriana Lara e Sonia Leite formaram uma comitiva para juntos, discutirem, junto aos sindicatos (Simprofen e Simba) o aumento de 5 reais no vale alimentação, emenda aprovada por unanimidade na Câmara e que pode ser vetado pelo Executivo.A proposta inicial era de 4 reais e os vereadores crêem que o mínimo justo é de R$ 5. O argumento do Vereador Divaldo Lara foca-se justamente no aumento de salários dos Secretários, CC´s e do próprio Prefeito, além de outros gastos considerados por ele, desnecessários.
Divaldo Lara traz à tribuna os números que comprovam o gasto excessivo com cargos de confiança e secretarias. Segundo ele “27 milhões eram gastos com pessoal em 2002, chegando a 74 milhões no ano de 2010”. E vai além: “o ano de 2011 prevê que o gasto com pessoal será de 86 milhões, um aumento de 311%”.
A emenda dos vereadores ainda pode ser vetada pelo Prefeito e a Câmara fará o possível para derrubar o veto. “Esperamos que os vereadores da bancada do PT, co-autores da emenda, mantenham sua posição com relação ao assunto, caso haja necessidade”, completa o vereador Divaldo.
Na reunião, os presidentes dos sindicatos, Prof. Loi Vaz Lacerda e Marilei Correia, além de manifestarem apoio à iniciativa, mencionam uma histórica inflexibilidade por parte do executivo ao receber suas solicitações e que farão o possível para que o veto seja derrubado.
