
Ocorreu na última sexta feira, dia 4 de fevereiro, no plenarinho da Câmara, reunião entre os agentes de saúde e o Vereador Divaldo Lara. O motivo foi iniciar análise da criação de uma fundação proposta pelo vereador Líder do Governo, cuja implantação será discutido em audiência pública no próximo dia 18. “Estamos com os dados em mãos e apesar de serem dados técnicos de um projeto de outra cidade, precisamos analisar para ver o que é viável ou se é viável. Isso nos preocupa, pois mudaria todo o regime dos funcionários municipais da saúde”, comenta o vereador.
Segundo estudos previamente realizados e trazidos pela coordenadora do Posto de Saúde do Bairro Floresta, Regina Goulart, na Fundacao já implantada em Porto Alegre e Novo Hamburgo, a maioria dos cargos do conselho curador,são indicados pelo prefeito.
Outro ponto levantado na reunião foi a diferença de salários entre os agentes de saúde de Porto Alegre comparados com os de Bagé, já que, segundo a lei, este deveria ser um valor padrão, por se tratar de uma verba federal destinada a este fim. A diferença chega a quase 500 reais (em Porto Alegre o valor é de 1008 e em Bagé, 540 reais).
O Vereador Divaldo Lara solicitará maiores informações à Secretaria de Saúde sobre o assunto, bem como sobre os direitos destes agentes no que diz respeito a falta de materiais de trabalho, outra demanda trazida à pauta.
Ficou definido ao final da reunião que uma próxima reunião será realizada na semana que vem, incluindo os jurídicos das duas entidades (Associação dos Agentes Comunitários da Saúde (ASPACS) e Sinprosc).