Ocorreu hoje, na clínica CTSul o ato inaugural do contrato entre a clínica e o Estado, que garante aos bageenses a realização de 15 exames mensais de ressonância magnética via SUS. A recente conquista beneficia a pacientes, cuja única alternativa era aguardar de 6 meses a 1 ano para a realização do exame, em Pelotas ou Porto Alegre.Os exames são marcados via Secretaria Municipal de Saúde e a lista é repassada à clínica.
O médico responsável, Dr. Conrado Tramunt comenta que o exame “garante maior precisão e, consequentemente, maior impacto no tratamento por permitir uma visão detalhada e assim, diagnosticar o problema de forma rápida”.
O alto custo do exame de forma particular, fez com que pacientes como o Sr. Luiz Roberto Nunes aguardasse cerca de dois anos até a realização do exame, passando por tratamentos intermediários de raio X e de tomografia como recursos alternativos, apesar do médico ter requisitado a ressonância magnética desde a primeira consulta. A mãe do paciente, Sra Norma Nunes de Nunes relata que “através de pronunciamento do Vereador Divaldo Lara na TV Câmara, tomamos conhecimento do convênio e estamos contentes de termos sido beneficiados logo no início”.
Durante a visita inaugural dos serviços estiveram presentes o Secretário Luis Augusto Lara, o Vereador Divaldo Lara, a vereadora Adriana Lara, Sr. Luiz Edgard Muza, Volmir Silveira (ex Delegado Regional da 7ª. Coordenadoria Regional de Saúde, Sr. Ivar Mattos, presidente do Conselho Municipal de Saúde e os responsáveis pela clínica Dr. Conrado Tramunt e Adriana Semionko.
Com presença da imprensa local, o Secretário Lara atribuiu a conquista ao, em suas palavras, “incansável batalhador pela causa, o Vereador Divaldo Lara e ao Muza, histórico lutador pelas causas de saúde no município”.
O Vereador Divaldo Lara comemora a conquista e parabeniza a direção por ter realizado o convênio, já que o Estado paga à clínica cerca de 1/3 do valor cobrado por um exame deste tipo. “É gratificante ver que a causa social está acima do valor financeiro, parabenizo a clínica pela grandeza do gesto”, diz o vereador, que foi um dos batalhadores pela causa, agilizando os trâmites no âmbito político.