
Uma reunião regional foi realizada hoje na Câmara de Vereadores para tratar sobre a implantação de um Curso Público de Medicina no campus sede da Unipampa, em Bagé.
Estiveram presentes as cidades de Pedras Altas, Pinheiro Machado, Aceguá, Hulha Negra, Candiota, todas com comissões formadas para tratar do assunto.
Ficou acertado que as reuniões para tratar do assunto serão periódicas, a criação de regimento para as próximas audiências regionais, e também que a iniciativa não será apenas de cunho político, pois farão parte das comissões, além dos vereadores reunidos, entidades municipais civis.
A incontestável importância da pauta e necessidades relatadas pelos vereadores na área de saúde foi a pauta de grande parte da audiência.
O Vereador Divaldo Lara, presidente da Comissão, menciona que será elaborado um diagnóstico relacionado às demandas de saúde junto às cidades para transformá-los em um relatório final sobre a saúde pública da região. Também serão visitadas as localidades que possuem cursos de medicina para que sejam levantados os benefícios sociais, de saúde e de desenvolvimento social nestas localidades.
O documento será entregue ao Governador do Estado, Tarso Genro, em audiência próxima e com a presença de todos os membros regionais.
A intenção com este pleito é de desenvolvimento global, não apenas para aumentar o número de médicos, que já é insuficiente para uma cidade que atende 400 mil pessoas da região, mas também para desenvolvimento dos hospitais, tipos de exames, além do crescimento em outras áreas.
Divaldo Lara defende a preferência por Bagé para a implantação deste curso na sede da Unipampa de Bagé: “Há a intenção de Uruguaiana em levar a faculdade de medicina para o campus da Unipampa de lá, entretanto, teria que construir um hospital regional, o que Bagé já possui dois”.
Estiveram 13 vereadores presentes na audiência:
Santos Éden Feijó Pinto (Pedras Altas)
Altevir Behenck (Pinheiro)
Edgar Franco (Bagé)
Divaldo Lara (Bagé)
Lisiane Jardim (Acegua)
José Antonio de Souza Vitor (Candiota)
Getúlio Porto (Hulha)
Ronaldo Costa Madruga (Pinheiro)
Norberto do Amaral Barres (Hulha)
Iara Mansk (Hulha)
João Couto (Candiota)
Willi Janzen (Aceguá)
Joaquim Paiva (Pedras Altas)