Dedicação do Vereador Divaldo Lara garante início das obras para funcionamento do tomógrafo no Hospital Universitário.
O Vereador Divaldo Lara, em reunião com a reitoria da Urcamp, Lia Quintana e o presidente da Câmara Sílvio Machado, expôs sua preocupação com o tomógrafo destinado ao Hospital Universitário. O aparelho, importado da China, foi escolha da consulta popular, há sete meses está parado em garagem próxima ao hospital e custou cerca de 700 mil reais.O motivo do aparelho não estar em atividade deve-se à falta de condições financeiras do hospital para a construção de sala adequada, exigida pelos técnicos. O valor para a construção da sala fica em torno de 80 mil reais. O vereador ainda preocupa-se com o prazo de garantia do produto, que é de 1 ano a partir da data da compra e não da instalação.
Munido de fotos, o Vereador Divaldo e Sílvio Machado estiveram reunidos com a reitoria da Urcamp que, juntamente com o Hospital Universitário fazem parte da Fundação Átila Taborda.
O encontro foi para informar que a Câmara de Vereadores doará 50.000 do seu duodécimo, que seria devolvido à Prefeitura. O valor serve para o início da construção da sala adequada que colocará em funcionamento o tomógrafo, atendendo a demanda dos pacientes do SUS, que ocupam 70% da lotação do hospital.
O vereador Divaldo, que há meses luta pela causa, comenta que todo mês a prefeitura gasta em torno de 15 a 20 mil reais na compra de exames e acredita que os poderes Executivo e Legislativo devem se envolver na busca de soluções deste tipo, mesmo o hospital sendo parte de uma fundação. “O hospital não é da Urcamp e sim da população de Bagé”, foram algumas das palavras do vereador endossadas pela reitora, reiterando ser essa a forma de pensar da instituição.
Com a implantação desta sala estará em funcionamento um aparelho que salva vidas, pois serve para detectar doenças graves em tempo hábil de tratamento, sem haver a necessidade do paciente aguardar meses até a realização, bem como evitar o deslocamento dos pacientes do Hospital Universitário até a Santa Casa.Um novo encontro, ocorrido hoje pela manhã, reuniu, além dos vereadores e reitoria da Urcamp, membros do Executivo (o vice prefeito, Carlos Alberto Fico e o Procurador Jurídico da Prefeitura, Fernando Meira) para oficializarem a doação da Câmara.
Foto 01: oficialização da doação da Câmara de Vereadores para o Hospital Universitário.
Foto 02: Vereador Divaldo Lara mostra a poeira nas caixas do tomógrafo, guardado em depósito próximo ao Hospital Universitário.