Conquistas através das emendas são motivo de comemoração para Divaldo Lara.

O espírito é de comemoração para os vereadores Divaldo Lara e Adriana Lara, que, no final do ano passado, antes de apresentarem as emendas para remanejar recursos destinados pela prefeitura para 2012, levaram o tema à discussão junto a entidades que contribuem diretamente na arrecadação dos recursos, como Aciba, Sindilojas, Associação Rural, entre muitos outros.
A atitude, inédita por parte dos vereadores, geraram sugestões por parte das entidades, de como devem ser aplicados os 200 milhões que compõem o orçamento total do município. As sugestões foram transformadas em emendas.
Vale ressaltar que todos os recursos remanejados pelos irmãos vereadores, Adriana e Divaldo Lara foram retirados de pastas que não beneficiariam diretamente a população, como a que reserva 2 milhões de reais para publicidade e propaganda da prefeitura.

As emendas propostas pelos vereadores foram todas rejeitadas pelo Executivo e o voto de alguns vereadores derrubou o veto do prefeito para algumas importantes demandas como a construção da ponto para o Bairro Castro Alves, a volta do hemocentro para Bagé, além de repasse maior de recursos para a Santa Casa, uma casa de proteção às mulheres vítimas de violência, entre muitos outros.

Para entendimento de como funciona o orçamento do município:
1. O Executivo envia a Lei Orçamentária para averiguação dos vereadores. Nela estão contidos a intenção de uso dos recursos para cada área, por parte da Prefeitura.
2. Os vereadores analisam e, se não concordam com a aplicação, sugerem remanejamentos (as emendas).
3. O prefeito aceita ou veta as emendas. No caso deste ano, vetou todas.
Entre as emendas rejeitadas pelo Prefeito estavam maiores recursos para áreas da saúde, como o banco de sangue, maior recurso para o Pronto Socorro, além do restaurante universitário, casa de acolhida para mulheres vítimas de violência, entre outras.
4. O assunto volta à Câmara para que os vereadores aceitem ou rejeitem o veto do prefeito.
Essa votação ocorreu na última quinta feira, dia 15 de março.

O voto dos vereadores é secreto, mas apesar disso, os vereadores Divaldo Lara, Adriana Lara e outros de oposição, abriram seus votos na mesa, permitindo serem fotografados e dando transparência à vontade de cada vereador.
Vale ressaltar que Divaldo Lara e Adriana Lara rejeitaram todos os vetos do prefeito, na intenção de garantir os recursos para as demandas.