Estudantes movimentam a Câmara de Vereadores

A mobilização intitulada “Reinventa Bagé” movimentou a Câmara de Vereadores na manhã de hoje. Lideranças estudantis ocuparam as cadeiras dos vereadores no plenário, se pronunciaram na tribuna e tiveram a oportunidade de questionar os vereadores presentes.

Questionamentos dos estudantes com relação à votação das emendas como a que rejeitou a construção de um restaurante universitário, além do aumento do valor no transporte coletivo foram ouvidas pelos vereadores, que se pronunciaram após todas as manifestações.

O vereador Divaldo Lara presidiu a manifestação, que ocorreu durante a reunião da Comissão de Constituição e Justiça. Durante seu pronunciamento, lembrou e comemorou a conquista do curso pré vestibular comunitário e lamenta o veto do prefeito para a casa do estudante e para o restaurante universitário.

"Quando vejo o rosto de vocês pintado, me provoca a vontade de pintar o rosto também para lutar pelas causas da educação”, diz o vereador, que lembrou sua luta pela implementação de uma faculdade pública de medicina em Bagé, estimulando os estudantes a “continuarem com seus movimentos de forma persistente e organizada para que sejam ouvidos pelas autoridades competentes.

A respeito do reajuste da passagem no transporte coletivo, o vereador relembra que até 2002 este reajuste era discutido com a população e com a Câmara de Vereadores. Desde então, é feito por decreto, sem nenhum tipo de consulta popular. Em agosto do ano passado, o vereador enviou projeto de lei que daria nova redação ao artigo 18 da lei municipal nº 4522/2007, solicitando que este tipo de reajuste voltasse a ser discutido na Câmara antes de ocorrer. O projeto de lei do vereador foi vetado.

João Schardosim, presidente do DCE, durante seu pronunciamento, relembra os projetos relacionados aos estudantes que foram votados na última quinta feira, citando os nomes dos vereadores que votaram a favor da causa estudantil.