Audiência pública trata sobre reajuste de transporte coletivo e demandas estudantis.

Em meio a cartazes levados pelos estudantes, os vereadores Adriana Lara e Divaldo Lara foram os únicos vereadores que compareceram hoje à tarde na audiência publica que discutiu o reajuste do transporte coletivo, melhorias na prestação do serviço, bem como demandas estudantis. A audiência foi realizada a partir das 15h na Câmara de Vereadores.

Compondo a mesa, além do vereador Divaldo Lara estava recém empossado secretário de Transporte e Circulação, Paulo Thomas, João Schardosim (representando o DCE), Fernando Junges (diretor da Unipampa) e Max Textor (representante da empresa de ônibus Stadtbus). Nas bancadas, representantes estudantis inscritos para questionarem sobre o tema.

Adriana Lara elogiou a atitude dos jovens em buscar seus direitos e por estarem inseridos e debatendo frente a frente com as autoridades sobre os assuntos que condizem com sua realidade e dia a dia. “O povo está aprendendo a medir a força que hoje tem”, comenta a vereadora, que se coloca à disposição dos estudantes em causas justas como a que hoje os levou à Câmara de Vereadores, referindo-se não apenas ao reajuste do transporte coletivo, mas também os recentes vetos do prefeito à casa do estudante e ao restaurante universitário.

A vereadora comenta a falta de vontade política, já que dinheiro não parece ser o problema, citando o repasse de 200 mil reais do Executivo a uma escola de samba de Porto Alegre e a intenção da Prefeitura em gastar 2 milhões e meio em publicidade e propaganda.
E finaliza, reiterando a frase de que os jovens “devem ter respeito, mas não submissão”, dizendo que essa luta não finda hoje.
O vereador Divaldo Lara inicia sua manifestação comentando sobre os 500 metros de asfalto prometidos em janeiro de 2011 para a rua de acesso à Unipampa e que hoje, conta apenas com pó de brita.

Sobre o reajuste da passagem, o vereador questiona a discussão pré-reajuste, nomimando a comissão de “comissão do amém”, visto não havia ninguém que se contraposse ao aumento. E vai além, dizendo que o governo atual foi o que mais reajustou o transporte coletivo nos últimos 12 anos, chegando a 48%.
A ausência do Prefeito na audiência foi lamentada pelo vereador e pelos estudantes: “Fica difícil divulgar que Bagé esteja cada vez melhor se o governo não tem a humildade de reconhecer o que está errado e ouvir as pessoas que queiram sugerir melhorias”, comenta o vereador.


João Schardosim, representante dos estudantes, reclama o fato da prefeitura enviar um representante recém empossado, referindo-se ao novo secretário de Transporte e Circulação para tratar de um assunto que já vem sendo tratado há mais de um mês.