Divaldo Lara recebe apoio da Secretaria de Saúde para implementar projeto de prevenção ao diabetes, hipertensão e anemia infantil nas escolas municipais.

Desde o final do mês de março, o vereador Divaldo Lara vem elaborando projeto de sua autoria direcionado à Prevenção ao Diabetes, Hipertensão e Anemia Infantil para alunos da rede municipal de ensino.
Com o intuito de aprimoramento, Divaldo Lara está levando o projeto a conhecimento dos secretários e entidades para que estes possam sugerir melhorias. Hoje foi realizada a visita à Secretaria de Saúde, uma das principais pastas envolvidas para implementação do programa.
Entre as ações previstas estão exames de sangue no início do ano letivo, com anuência dos pais,  para detecção dos problemas. Se constatada a existência das doenças, as crianças portadoras passarão, segundo o projeto, a receber merenda especial de acordo com a necessidade.

Além disso, verificação periódica de açúcar no sangue, tratamento de hipoglicemia com açúcar de emergência, injeção de insulina quando necessário, acesso livre e irrestrito à água e ao banheiro e  participação das aulas de educação física e outras atividades extracurriculares estão incluídas no descritivo do projeto.

 “Existem mais de 200 crianças com diabetes no município e o intuito deste projeto é detectar outras possíveis portadoras e  dar o acompanhamento necessário no ambiente escolar, que é um dos locais de maior permanência diária. Além disso, com a detecção dos problemas a tempo, o tratamento pode alcançar a cura”, comenta Divaldo Lara.

A Secretária de Saúde, Aura Stela Pereira, que classificou a iniciativa como excelente e promete dar total apoio para a implementação, também sugeriu a inclusão de outras doenças no escopo do projeto, como a anemia falciforme e a talassemia, ambas doenças hereditárias que afetam o sangue. A Secretária  entende que a implementação  não será dispendiosa e que o segredo para o sucesso do programa será uma maior organização de cardápio para a hora da merenda.
Uma nova reunião será agendada, desta vez com a presença do conselho médico da secretaria formado pelos médicos Mário Mansur (pediatra),  Ronaldo Carvalho (clínico geral) e Manif Curi Jorge (nefrologista) para parecer técnico, de modo a viabilizar a execução. 

Outra reunião que ocorrerá na próxima semana, será  entre o vereador Divaldo Lara e a Secretaria de Educação, outra pasta diretamente relacionada ao tema.