Faculdade IDEAU apoia Comissão de Vereadores pela implementação de um curso de medicina em Bagé.

Durante a tarde desta sexta feira (06), os vereadores membros da comissão pró instalação de um curso de medicina em Bagé, Divaldo Lara, Sonia Leite, Omar Ghani e Edimar Fagundes estiveram reunidos com a direção da Faculdade Ideau (Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai). A reunião   marcou o início de uma série de agendamentos que serão realizados pela comissão com instituições de ensino, entidades e classe médica.

Lisonjeado com a visita e positivamente surpreso, o diretor da Faculdade Ideau, Luciano Munhoz elogia a união dos vereadores dos mais diversos partidos em torno de uma mesma causa.

“Independente do curso ser implementado em uma faculdade pública ou privada, estamos juntos nesta luta. Caso seja particular, demonstramos interesse em concorrer para que a Ideau ofereça o curso, pois faz parte do projeto de expansão da instituição. Caso não, entendemos que podemos oferecer cursos complementares”, comenta o diretor.

Munhoz e Divaldo Lara, presidente da comissão, concordam que a luta corrige um erro do passado por parte do Governo Federal em nunca ter contemplado a região da campanha com um curso de medicina.  Lara ainda ressalta que o curso implementado na rainha da fronteira beneficiará cerca de 386 mil pessoas de 12 municípios da região em termos de educação, desenvolvimento e principalmente, saúde.

Entusiasmada com a perspectiva de conquistar o curso para Bagé, a vereadora Sonia Leite lembra que esta é uma luta que iniciou há 4 anos e ressalta que o estudo levantado identificou o panorama da região em termos de quantidade de médicos, da saúde e de todos os benefícios que o curso trará.

O vereador Edimar Fagundes entende que o curso suprirá a carência de atendimentos e projeta a preocupação com o aumento da população e a prestação de socorro a estas pessoas, visto que algumas cidades da região, como Pinheiro Machado dispõe de uma média de apenas 1 médico para cada 5 mil habitantes.

Citando o caso das faculdades de medicina, Munhoz comenta a preocupação institucional da Faculdade Ideau em fazer com que os alunos permaneçam na região para que depois desempenhem suas profissões no local onde estudaram.

“Só com união conseguiremos conquistar esse objetivo. Saímos da reunião contentes com as informações e com o pronto atendimento da Faculdade IDEAU em nos apoiar nessa importante causa. Isso nos mostra o quanto estamos no caminho certo”, finaliza Divaldo Lara.