Desde o início dos trabalhos legislativos de 2014 as bancadas na Câmara Municipal do Partido Progressista e do Partido Trabalhista Brasileira têm se reunido para definir uma linha de ação conjunta, principalmente para fiscalizar as ações do Executivo.
Na tarde de ontem estava agendada a fiscalização na Zona Leste da cidade. “A quadra poliesportiva da escola municipal Maria de Lurdes Molina não está parada, está abandonada”, declarou Carlinhos do Papelão, fazendo coro à constatação dos vereadores no bairro Morgado Rosa. “Quando retomarem as obras, se retomarem, muita coisa feita vai estar perdida”, disse Bocão.
Menos desastroso, mas também em estado de abandono está a quadra da escola Carlos Mário Mércio, no Prado Velho. O valor total das duas obras, verba do Governo Federal, chega próximo a R$ 900 mil, com contrapartida do município. Os parlamentares reclamaram, também, da falta de informação nas placas das obras, onde não constam data de início e previsão de final, nome da empresa construtora, a Soncine, de Dom Pedrito, responsável pelas duas quadras.
PTB e PP irão formalizar denúncia de abandono à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal. “Trata-se de dinheiro público, de desrespeito às comunidades, por isto precisamos tomar as providências necessárias”, argumentou Divaldo Lara.
![]() |
Quadra da escola Maria de Lurdes Molina está na lista de denúncias dos parlamentares |
Nas três escolas visitadas, duas de ensino fundamental e uma de educação infantil, a vereadora Sonia Leite questionou as diretoras sobre algumas deficiências constatadas, como a falta de professores na EMEI Darcy Ribeiro, merendeiras e serviços gerais em todas as escolas, assim como problemas de infraestrutura, higiene, condições de alimentação das crianças e a falta de uniforme para vários estudantes. A parlamentar progressista defende que a falta de merenda exige a paralisação da escola, até que a situação de greve cesse.
Pavimento da Leonel Brizola concluído no ano passado está cedendo. |
As constantes denúncias levadas pela população à Câmara sobre a deterioração do pavimento de bloco de concreto da avenida Leonel Brizola, fizeram com que os vereadores fossem observar de perto a veracidade das denúncias, pois a pavimentação foi concluída no ano passado e a imprensa noticiou em janeiro que a empresa responsável pela obra realizaria reparos na via. “Está horrível, além dos blocos estarem soltando o mato está tomando conta da rua”, denuncia o vereador Carlinhos do Papelão.
A obra da avenida Leonel Brizola também será denunciada no Ministério Público pelos dois partidos.