Vereadores irão à Polícia Federal e Ministério Público denunciar obras abandonadas pela Prefeitura

Quatro vereadores de oposição ao governo municipal, Sonia Leite (PP), Divaldo Lara, Ramão Bogado “Bocão” e Carlinhos do Papelão (PTB) foram na tarde desta segunda-feira, 17, verificar duas obras abandonadas pela prefeitura e também a situação das escolas Darcy Ribeiro, Maria de Lurdes Machado Molina e Carlos Mário Mércio Silveira, além da constatação dos problemas no pavimento da avenida Leonel Brizola.

Desde o início dos trabalhos legislativos de 2014 as bancadas na Câmara Municipal do Partido Progressista e do Partido Trabalhista Brasileira têm se reunido para definir uma linha de ação conjunta, principalmente para fiscalizar as ações do Executivo.
Na tarde de ontem estava agendada a fiscalização na Zona Leste da cidade. “A quadra poliesportiva da escola municipal Maria de Lurdes Molina não está parada, está abandonada”, declarou Carlinhos do Papelão, fazendo coro à constatação dos vereadores no bairro Morgado Rosa. “Quando retomarem as obras, se retomarem, muita coisa feita vai estar perdida”, disse Bocão.

Menos desastroso, mas também em estado de abandono está a quadra da escola Carlos Mário Mércio, no Prado Velho. O valor total das duas obras, verba do Governo Federal, chega próximo a R$ 900 mil, com contrapartida do município. Os parlamentares reclamaram, também, da falta de informação nas placas das obras, onde não constam data de início e previsão de final, nome da empresa construtora, a Soncine, de Dom Pedrito, responsável pelas duas quadras.

PTB e PP irão formalizar denúncia de abandono à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal. “Trata-se de dinheiro público, de desrespeito às comunidades, por isto precisamos tomar as providências necessárias”, argumentou Divaldo Lara.

Quadra da escola Maria de Lurdes Molina
está na lista de denúncias dos parlamentares
Escolas
Nas três escolas visitadas, duas de ensino fundamental e uma de educação infantil, a vereadora Sonia Leite questionou as diretoras sobre algumas deficiências constatadas, como a falta de professores na EMEI Darcy Ribeiro, merendeiras e serviços gerais em todas as escolas, assim como problemas de infraestrutura, higiene, condições de alimentação das crianças e a falta de uniforme para vários estudantes. A parlamentar progressista defende que a falta de merenda exige a paralisação da escola, até que a situação de greve cesse.


Pavimento da Leonel Brizola concluído no
ano passado está cedendo.
Leonel Brizola
As constantes denúncias levadas pela população à Câmara sobre a deterioração do pavimento de bloco de concreto da avenida Leonel Brizola, fizeram com que os vereadores fossem observar de perto a veracidade das denúncias, pois a pavimentação foi concluída no ano passado e a imprensa noticiou em janeiro que a empresa responsável pela obra realizaria reparos na via. “Está horrível, além dos blocos estarem soltando o mato está tomando conta da rua”, denuncia o vereador Carlinhos do Papelão.
A obra da avenida Leonel Brizola também será denunciada no Ministério Público pelos dois partidos.