
Ao receber relato sobre caso bageense em que a vítima, após ter seus bens furtados e os ladrões presos, foi informada pela justiça de que os assaltantes estavam sendo soltos, o Vereador Divaldo Lara abordou o tema segurança na tribuna desta segunda feira.
Com o relatório intitulado “Mapa da segurança”, emitido pela Secretaria de Segurança do Estado, o vereador demonstrou números alarmantes referentes ao município. A maior incidência no ano de 2013 ficou com o crime de furto, chegando a 1428, seguido de roubos (241), posse de entorpecentes (220), estelionato (105) e furto de veículos (68). Outro dado alarmante são as vítimas fatais no trânsito em vias municipais nos últimos anos: 2009 e 2012 registram números iguais, totalizando 11 em cada ano. Em 2013 o número ficou em 6.
O vereador conclui que não há números bons quando o assunto é violência, seja de que natureza for. “O único número bom quando se trata de violência é zero”, conclui, pedindo mais atenção do poder público com relação ao tema.
Em abril deste ano, o vereador protocolou moção de apoio à campanha intitulada "ACADEPOL PARA TODOS JÁ!", direcionado ao Governo do Estado para que haja aproveitamento imediato de todos os 1100 aprovados no Concurso da Polícia Civil do RS deste ano, e não apenas dos 700 inicialmente previstos no edital.
A moção de apoio foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Bagé e prevê o aumento de efetivo da Polícia, que hoje conta com 5500 servidores para atender a toda a população gaúcha (cerca de 11 milhões de pessoas).
Divaldo, em seu pronunciamento na tribuna, ainda revela que em 56 cidades gaúchas existem apenas um policial.