Divaldo Lara destina 100 mil reais para a edição 2015 do Festival de Cinema da Fronteira

Pensando na edição 2015 do Festival de Cinema da Fronteira, o Vereador Divaldo Lara apresentou emenda ao orçamento do município destinando 100 mil reais para o evento, que este ano chegou a sua 6a. edição.

Percebendo não haver dotação orçamentária específica para esta finalidade, o vereador reuniu-se com o cineasta e idealizador do festival, Zeca Brito, além de membros da comissão organizadora, Sapiran Brito e Gladimir Aguzzi para expor as vantagens da medida:

"Estamos criando um marco na história do Festival. A emenda que apresento prevê, além da realocação de 100 mil reais, retirados de parte dos 7 milhões destinados ao gabinete do Prefeito, a criação de uma rubrica específica para este fim", explica o vereador demonstrando que desta forma, é possível captar mais recursos públicos, estaduais e federais.

O cineasta e idealizador do festival, Zeca Brito, demonstra a relevância do festival através da quantidade de produções realizadas em Bagé: "Dos 500 filmes inscritos nesta última edição, 80 foram produzidos aqui. As produções cinematográficas envolvem um número grande de prestadores de serviços, é importante desenvolver esse pensamento macro tanto no poder público quanto na sociedade para que haja envolvimento e comprometimento de todos", explica Brito.

Especificamente sobre a questão turística, a apresentação das produções da Argentina, Cuba, Uruguai, Paraguai e Peru no Festival de Cinema da Fronteira, aguçam a curiosidade das pessoas envolvidas com cinema, de outros países, por conhecer Bagé, a cidade sede do festival.

A portuguesa Carla Henriques, curadora da 6a. edição do festival, jornalista e produtora do programa Grande Plano de Rádio e Televisão Portugal lembra que, "mesmo na Europa, não são as capitais dos países que sediam os grandes festivais de cinema - caso de Veneza na Itália; e Bagé tem total potencial para assumir este posto", constata.

Acreditando na necessidade de união entre a organização do festival, do Poder Público e população, o vereador Divaldo Lara está propondo para os próximos dias, sessão especial na Câmara de Vereadores para que os organizadores exponham à comunidade, a relevância cultural, econômica e social que um festival de cinema pode trazer em termos de desenvolvimento, em especial à Rainha da Fronteira.