Bagé pode contar com Lei Municipal do Ciclista a partir de março (Jornal Minuano)

Plano cicloviário, direitos e deveres dos usuários serão alguns dos itens da legislação

Um avanço para a situação das ciclovias e ciclofaixas de Bagé foi tratado, ontem, durante uma reunião na Câmara de Vereadores. O encontro articulado pelo legislativo deliberou sobre a manutenção dos espaços e projetos que já estão em andamento. Os destaques da discussão ficaram por conta do Plano Cicloviário e da legislação sobre direitos e deveres do ciclista, que pode ser apreciada em março.
Entre as novidades está a implantação de novos trechos de ciclovias, como o da rua Clélia Gomes Araújo, que dá acesso à Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Para esta via será realizado um mutirão entre os ciclistas e poder público. "Iremos realizar uma parceria onde o Executivo entra com o material e os usuários com a mão de obra", informou o representante dos ciclistas de Bagé, Heron Regert.

Os secretários de coordenação e Planejamento, Gustavo Morais, e de Transporte e Circulação, Antônio Luiz Arla da Silva, mostraram o projeto da rua José do Patrocínio, que irá interligar a zona Leste com a avenida Presidente Vargas. O presidente do Legislativo, vereador Divaldo Lara (PTB), salientou que irá em busca de recursos para a implantação da ciclovia. O projeto para este trecho está orçado em R$ 58 mil.
Atualmente, o município possui em torno de 23 quilômetros destinados ao ciclismo. Os espaços estão situados na avenida Santa Tecla, Vicente Galo Sobrinho, alameda Pedro Coll, Visconde de Ribeiro Magalhães e avenida Espanha.  Nesses locais é necessário a manutenção e limpeza.

Regert solicitou que o Executivo priorize a avenida Visconde de Ribeiro Magalhães, onde há muita areia e pasto no trecho. Os secretários se comprometeram de levar a demanda até o prefeito Dudu Colombo (PT). A manutenção e pintura do espaço está avaliada em cerca de R$ 10 mil.
Além disso, ficou definida a colocação de placas indicativas para posteriormente iniciar uma campanha informativa e de conscientização sobre o uso do transporte. "Colocamos a TV Câmara à disposição dos ciclistas", garantiu Lara.

Por: Jaqueline Muza