Encontro deve iniciar tratativas para elaboração do Plano Cicloviário de Bagé

Será num encontro entre o presidente do Legislativo, Divaldo Lara (PTB), e os secretários municipais Gustavo Morais e Antônio Arla da Silva, de Coordenação e Planejamento e de Transporte e Circulação, respectivamente, que devem ter início as tratativas para a construção do Plano Cicloviário de Bagé. O evento, conforme o petebista, está agendado para ocorrer no dia 26, na Câmara.

Em nota encaminhada à coluna, Lara comentou que a iniciativa já fora debatida, semana passada, com alguns representantes do ciclismo bageense, como Heron Regert e Cristian Becker. Segundo ele, uma das metas da ação é garantir a segurança dos ciclistas, assim como dos pedestres.
"O ciclismo está em crescimento no município e a Câmara busca participar de uma discussão sobre mobilidade urbana, criando condições adequadas tanto para ciclistas quanto para pedestres", frisou o presidente do Legislativo.

E mesmo que a ideia esteja ainda em fase gestacional, o parlamentar aponta que a construção de um caminhódromo, assim como a promoção de campanhas socioeducativas devem estar entre as possíveis benfeitorias previstas no plano. Tais medidas, na prática, poderão servir para solucionar um dos principais dilemas quantos às ciclovias, tendo em vista que os poucos espaços existentes na atualidade acabam sendo divididos pelos ciclistas com os praticantes de caminhadas e corridas.

Viabilidade
No texto emitido à coluna, Lara adianta que a viabilização da proposta deve ser buscada por meio de emendas. Até mesmo cita o deputado federal Afonso Hamm (PP) como um canal de acesso aos recursos da União.
Ainda junto ao governo brasileiro, o petebista adiantou que pretende encaminhar solicitação de atenção ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A interpelação terá como meta salientar a necessidade de cuidados com os acostamentos das BRs 153, 293 e 290, costumeiramente utilizadas por ciclistas de Bagé e região para competições de longas distâncias.