Entidades agendam encontro para debater projeto que cria coordenadoria (Jornal Folha do Sul)

Depois de seus representantes debaterem o assunto com o presidente do Legislativo, Divaldo Lara (PTB), o Ceafro Kilombo e a representação do Congresso de Negras e Negros do Brasil agendaram, para sexta-feira, às 14h30min, na Câmara, um encontro para ampliar o debate sobre a criação do cargo de coordenador municipal de Promoção da Igualdade Racial .

Em nota, o professor César Jacinto, membro da Coordenação Política Estadual do Congresso de Negras e Negros do Brasil, explica que a meta é “possibilitar a participação de segmentos representativos que podem colaborar com a qualificação do projeto”. Conforme ele, alguns setores do Movimento Negro entendem que faltou uma construção mais coletiva do projeto, com entidades que possuem "historicidade" na luta pela promoção da igualdade racial. “Visto que, na lei proposta pelo Executivo, não está prevista a implementação do Conselho Municipal de Igualdade Racial, que é o principal pré-requisito para poder conveniar com o governo federal no que diz respeito a essas políticas reparatórias”, completa.
Para tanto, o evento pretende reunir representantes palestinos, quilombolas, religiosos de matriz africana (umbanda, candomblé, batuque e outros), Juventude Negra, movimentos culturais e populares, representantes da saúde da população negra, LGBT e demais interessados.