O principal objetivo da reunião foi ampliar o debate em torno da constituição de um cargo.
De acordo com o membro da Coordenadoria Político Estadual do Congresso de Negros e Negras do Brasil, professor César Jacinto, essa luta é antiga. “Queremos um espaço para promover debates e beneficiar o povo negro. Ter um local de políticas públicas para a comunidade negra”, explicou.
Jacinto afirma que alguns setores do Movimento Negro entendem que faltou uma construção mais coletiva do projeto, com entidades que possuem história na luta pela promoção da igualdade racial. “Visto que, na lei proposta pelo Executivo, não está prevista a implementação do Conselho Municipal de Igualdade Racial, que é o principal pré-requisito para poder conveniar com o governo federal no que diz respeito a essas políticas reparatórias”, completou.
Foi um grande processo democrático. “Construímos uma comissão que vai se reunir na segunda-feira, às 19h, no Bispado. Essa comissão vai montar um formato de conselho municipal da igualdade racial, e o que definirmos será entregue aos vereadores, que irão apresentar em forma de emenda para a coordenadoria”, explicou Jacinto.
O presidente da Câmara de Vereadores, Divaldo Lara, deixou explícito total apoio a causa e criação da coordenadoria. “Saímos dessa reunião com muitas informações, para a partir daqui construirmos um excelente projeto”, ponderou.
Comissão
Kilombo-Palmas – Eliege Alves
Pastoral Afro – Patrícia Alves
Pastoral Esperança – Pe. Luciano Oliveira
Comitê Saúde da Pulação Negra do RS – Januária Gonçalves
Ceafro-Kilombo – Sonia Guedes e Stela Pereira
Conneb – César Jacinto
Igreja Anglicana – Reverendo Jorge Guaraci
Neab IFSul – Júlia Silva
Neab Unipampa – Rafael Sais
Direitos Humanos da Prefeitura – Márcio Garcia
Coordenadoria da Mulher – Nádia La Bella
Relações Comunitárias da Prefeitura – Caren Castêncio
Juventude – Jéssica Souza e Larissa Jacinto
7ª Coordenadoria de Saúde – Loiva Fagundes

