Divaldo Lara leva pré-projeto de concurso público e novo plano de carreira dos funcionários concursados da Câmara para análise em Porto Alegre
![]() |
| Divaldo Lara com consultora jurídica do IGAM, Tatiana Azevedo |
O pré-projeto entregue às entidades foi elaborado com comissão de funcionários da Câmara bageense e não passa por modernização desde 1988. Da mesma forma, um concurso público, provendo 11 cargos, não é realizado há 25 anos.
Divaldo Lara explica que, desde o dia 15 de maio, o pré-projeto está à disposição para que a população não apenas tome conhecimento, mas que também sugira alterações por escrito. "Esse é um processo histórico de transparência a ser seguido por outros órgãos públicos", ressalta o presidente.
De Porto Alegre, uma das recomendações para a realização do concurso público é que a empresa realizadora valorize os conhecimentos específicos para a vaga oferecida. Segundo Tatiana de Azevedo, consultora jurídica do IGAM, em alguns casos as empresas preocupam-se em excesso com o caráter meramente classificatório, exigindo conhecimentos fora da área de atuação e isso representa trabalho dobrado para o Legislativo, pois receberá o profissional sem o preparo essencial, necessitando treinamento posterior à aprovação no concurso.
Os pareceres oficiais do IGAM e UVERGS serão enviados à Câmara de Vereadores ainda na primeira quinzena de junho.
"Implementar a modernidade no serviço público requer ousadia, dedicação, muito trabalho e um grupo de assessores comprometidos na realização destas ações. Quando nos preocupamos em elaborar um novo plano de carreira, estamos pensando em prestar serviços qualificados para a população. Com este firme proposito é que chegamos a este momento", explica Divaldo Lara.
