Divaldo Lara relata visita à Tecnopuc e Câmara de Vereadores aprova moção de apoio ao Parque Tecnológico da Campanha.

A luta pelo Parque Tecnológico ganhou novo capítulo na manhã desta segunda feira, quando uma moção de apoio e cooperação foi aprovada pela Câmara de Vereadores.
O projeto do Parque Científico e Tecnológico da Campanha é uma iniciativa do IFSUL Campus Bagé e Unipampa Campus Bagé e tem como principal objetivo criar uma nova matriz econômica na região, baseada na economia do conhecimento.

Durante a semana passada o Vereador Divaldo Lara, acompanhado por comitiva bageense das referidas instituições formada pelo Professor Andre Mello e o diretor do campus Bagé, Leandro da Silva, ambos do IFSUL, além de Ivonir Petrarca (Unipampa) e o técnico ambiental Cristian Becker, visitou o Parque Científico e Tecnológico da PUC (TECNOPUC), situado em Porto Alegre e com sede também na cidade vizinha, Viamão. As duas sedes visitadas, apresentadas pelo diretor da instituição Júlio César Ferst e pela bageense Simone Torrescasana,  abrigam atualmente 124 empresas com pensamento totalmente voltado à pesquisa e inovação, envolvendo um total de 6300 pessoas.

“Aqui tivemos a real ideia do significado de uma iniciativa como esta na vida de um município e de uma região.  Um parque tecnológico como este que visitamos na PUC oferece estrutura para um projeto de vida das pessoas, mostrando que o aprendizado adquirido no período de formação é apenas o início. O diferencial é que, posteriormente o aluno é auxiliado na abertura do seu próprio negócio, recebe estrutura física e de acompanhamento no próprio parque,  possibilitando condições reais de desenvolvimento. Além disso, a instituição intermedia contatos com empresários dispostos a ajudar financeiramente na área de pesquisa, que como contrapartida inovam com soluções para o crescimento do seu negócio”, explica o Presidente do Legislativo, Divaldo Lara.

Grandes empresas também buscam se instalar dentro do parque tecnológico em busca de novos talentos e inovações para seus negócios. É o caso das multinacionais HP (Hewlett Packard), que abriga 600 funcionários e a Dell, com 1300. Vale lembrar que os trabalhadores do Parque não desenvolvem a montagem dos equipamentos, para isso as empresas dispõem de suas próprias estruturas. O objeto é criar e desenvolver soluções, que geralmente partem de uma necessidade ou problema.

Um parque tecnológico é um ambiente onde as empresas, instituições de pesquisa, universidades, poder público, empresariado, interagem para desenvolver pesquisas de produtos e serviços que alavanquem o desenvolvimento de uma região. Essa interação se dá basicamente da indústria à universidade formando um ecossistema de desenvolvimento, já que os os alunos aprendem mais, os professores podem desenvolver pesquisas, formar cadeia de empregos, estágios e renda e as empresas desenvolvem produtos e serviços com um custo bem mais baixo e com alto teor de conhecimento.

Algumas das empresas instaladas dentro do parque foram visitadas pela comissão bageense e uma delas é a responsável pela certificação dos materiais utilizados na extração do pré-sal. Outra delas desenvolveu chip utilizado para controle de todo tipo, desde a contagem de uma enorme quantidade de materiais recebidos e expedidos de uma empresa, que com uma única passagem pelo aparelho leitor, registra o número. O mesmo pode ser  utilizado em crachás,  para controle de entrada e saída de funcionários ou para sistemas de segurança das empresas. Ou ainda para ser utilizado em objetos, evitando furtos.

Outro objetivo intrínseco do Parque Científico e Tecnológico da Campanha é a retenção de talentos na região, uma vez que hoje a região funciona como exportadores de talentos.  A ideia inovadora possibilitará, além da geração de emprego e renda para a Região, a criação de um espaço para que alunos, jovens talentos, possam adquirir e lapidar seus conhecimentos em um cenário real.

Além da Casa Legislativa, o projeto que será sediado em uma área inicial de 5 hectares localizada no campus da UNIPAMPA, conta com o apoio de todas as instituições de ensino, da EMBRAPA, Prefeitura Municipal, ACIBA, SINDILOJAS, Associação dos Jovens Empreendedores.