Legislativo bageense encaminha propostas ao plano energético estadual.

Em reunião com o Secretário Estadual de Minas e Energia, Lucas Redecker, o Presidente do Legislativo bageense Divaldo Lara, acompanhado de lideranças como Manoel Machado, Fábio Laud e o técnico ambiental Cristian Becker, levou o estudo realizado na região de modo a contribuir e incluir Bagé no plano energético estadual.

O levantamento, que também teve a contribuição e o trabalho do Vereador Caio Ferreira, foi entregue na manhã desta quarta feira e contempla sugestões nas matrizes energéticas eólica, solar e de biomassa.
Em termos de energia eólica, a região da campanha dispõe da maior capacidade de geração do Estado, chegando a 43GW, dos 102 totais que compreende toda a área do Rio Grande do Sul. A marca supera em 3 vezes o da Usina Hidrelétrica de Itaipu, líder mundial em produção de energia limpa e renovável, tendo produzido mais de 2,2 bilhões de MWh desde o início de sua operação.

Também há o interesse por parte do Legislativo na implementação de um plano consorciado de resíduos sólidos, a  exemplo da usina biotérmica inaugurada recentemente no municipio  Minas do Leão, que recebe resíduos de 130 municípios e que, além de encaminhar corretamente o descarte, gera energia elétrica sustentável, produzida a partir do gás metano.
O Secretário Redecker elogia a participação do legislativo bageense, que através do ato, demonstra preocupação  com o futuro e não apenas com questões imediatistas.