Artigo: Os pianos de Bagé

Pianistas de Bagé em Concerto é um evento artístico de grande valorização da cultura musical da nossa terra. Aliás, é mais que um evento de cultura musical, porque abraça o sentimento fraterno, a memória de emoção e presta tributo à persistência de uma professora que fez da música sua vida seu sacerdócio: Gelcy Porto Médici. A proposta do concerto é reunir as várias gerações de ex-alunos do Imba. Todos começaram os estudos de piano com a professora Gelcy, a grande incentivadora daqueles que se tornaram Pianistas de Bagé. Seja em que parte do Brasil eles estejam, lá está a emoção da vida na querida Bagé, a aventura da musa das artes.

O grupo surgiu na década de 1960, no Instituto Municipal de Belas Artes. Começou como uma ideia da professora Gelcy de reunir alunos para tocar, simultaneamente, em cinco pianos. A proposta deu origem ao Conjunto de Pianos Carlos Gomes. Grupo que fez várias apresentações na cidade e, em 1966, apresentou-se na TV Piratini de Porto Alegre.

Em 2008, Lúcia Antônia Bezerra de Mello, professora aposentada e pianista que participou da primeira turma do Conjunto Carlos Gomes, resolveu homenagear a professora Gelcy pelo seu aniversário de 80 anos. Para isso buscou contatar todos os ex-alunos que integraram o Conjunto de Pianos para, mais uma vez,tocar a 20 mãos. A apresentação foi um sucesso e, pelo interesse e a satisfação de todos com o encontro, Lúcia levou adiante o projeto.

Ano a ano o grupo aumenta e o reconhecimento ganha maiores proporções. Em 2014 foi a vez da TVE gravar um documentário sobre o concerto nas comemorações de seus 40 anos e de se apresentarem no Museu da Moda de Canela. A curadora do museu e estilista Milka Wolff declarou: “O concerto é único no mundo e uma relíquia brasileira no Rio Grande do Sul”.

Assim, Pianistas de Bagé, por sua ousadia, talento e vanguarda fazem parte do calendário artístico, cultural e emocional da Rainha da Fronteira e muito bem pode fazer parte dos eventos oficiais do Estado.
São tantos os talentos reunidos em um concerto precioso que as autoridades constituídas do município deveriam abraçar o evento tornando-o efetivo nos meses de novembro no Imba, na Praça da Estação, nas nossas belas catedrais e suas acústicas maravilhosas.

Parabéns aos pianistas que, mais uma vez, com muito esforço e dedicação, travam uma grande batalha para tornar possível a edição 2015 do Pianistas de Bagé em Concerto, com o título Noite Brasileira.

Parabéns à iniciativa inédita da professora Gelcy Porto Médici, parabéns a Lúcia, em nome de todos que lutam por uma Bagé de arte, amor e respeito aos seus artistas. Parabéns àqueles que retornam à terra, vindos de longe, carregados de emoção e de afeto.