Emenda ao Orçamento do Estado visa implementação do Parque Científico e Tecnológico para Bagé

Com base na proposta apresentada pelo Presidente do Legislativo Bageense, Divaldo Lara, o Deputado Estadual Luís Augusto Lara protocolou emenda ao orçamento do Estado, no valor de 2 milhões e 500 mil reais, visando a implementação do Parque Científico e Tecnológico da Região da Campanha em Bagé.

A proposta visa fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico da região, possibilitando a instalação de empresas inovadoras e/ou centro de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) de grandes empresas.

A justificativa cita a lei nº 14.755/2015 (PPA-2016-2019), cujo ítem 6 do Anexo II das Prioridades e Metas do Poder Executivo para o Exercício de 2016, traz a seguinte redação: "Promover a qualificação do capital humano, as políticas de inovação e o desenvolvimento tecnológico".
Segundo a justificativa, essa prioridade do Poder Executivo está diretamente vinculada com o objeto da emenda proposta pelo Deputado.

Em agosto, o Vereador Divaldo Lara, acompanhado por comitiva bageense das referidas instituições formada pelo Professor Andre Mello e o diretor do campus Bagé, Leandro da Silva, ambos do IFSUL, além de Ivonir Petrarca (Unipampa) e o técnico ambiental Cristian Becker, visitou o Parque Científico e Tecnológico da PUC (TECNOPUC), situado em Porto Alegre e com sede também na cidade vizinha, Viamão. As duas sedes visitadas, apresentadas pelo diretor da instituição Júlio César Ferst e pela bageense Simone Torrescasana,  abrigam atualmente 124 empresas com pensamento totalmente voltado à pesquisa e inovação, envolvendo um total de 6300 pessoas.

Grandes empresas também buscam se instalar dentro do parque tecnológico em busca de novos talentos e inovações para seus negócios. É o caso das multinacionais HP (Hewlett Packard), que abriga 600 funcionários e a Dell, com 1300.

“Durante a visita tivemos a real ideia do significado de uma iniciativa como esta na vida de um município e de uma região.  Um parque tecnológico como este que visitamos na PUC oferece estrutura para um projeto de vida das pessoas, mostrando que o aprendizado adquirido no período de formação é apenas o início. O diferencial é que, posteriormente o aluno é auxiliado na abertura do seu próprio negócio, recebe estrutura física e de acompanhamento no próprio parque,  possibilitando condições reais de desenvolvimento. Além disso, a instituição intermedia contatos com empresários dispostos a ajudar financeiramente na área de pesquisa, que como contrapartida inovam com soluções para o crescimento do seu negócio”, explica o Presidente do Legislativo, Divaldo Lara.