Relação binacional com Uruguai pode retomar luta por Curso de Medicina para Bagé

Com a reabertura do Consulado do Uruguai em Bagé, o presidente do Legislativo Divaldo Lara reuniu-se com o novo cônsul, Mário Liori Sanchez, onde foi debatida, além da importância da relação de fronteira, a retomada de importantes assuntos para Bagé e o país vizinho.
Uma das pautas adiantadas é a retomada da luta pelo Curso de Medicina para Bagé, em uma relação binacional.
"O Uruguai é um país que detém uma média de médicos muito superior à do Brasil e nossa proximidade é um fator positivo nesse sentido", avalia.

O Rio Grande do Sul possui forte ligação com o Uruguai, classificada pelo cônsul Sanchez como "irmandade especial". Só em Bagé o número atual de residentes uruguaios chega a marca superior de 1500. No Estado, o país detém 8 consulados.
"É uma fronteira política, pois na vivência do dia a dia, os povos estão muito misturados. A reabertura do Consulado em Bagé vem reafirmar e reforçar essa união", comenta Mário Liori Sanchez.

Sobre a importância da relação com o país vizinho, Divaldo Lara ressalta que "temos um exemplo de relação com o Uruguai que poderia servir para o mundo inteiro, com uma fronteira pacificada, em harmonia. Saímos desta reunião com o claro sentimento de almejar projetos em conjunto".