Artigo: Um novo tempo (Folha do Sul)

Divaldo Lara
(Presidente da Câmara Municipal e prefeito eleito de Bagé)

Volto com muito orgulho a este convívio semanal depois de uma ausência de quatro meses e depois que os bageenses me tornaram seu prefeito em uma votação inédita na história do município. Foram 45.948 votos. 75,2%. Esse reconhecimento pelo trabalho realizado me enche tanto de felicidade que muitas vezes me pego com lágrimas nos olhos. Sou tomado de alegria, de vida em abundância, de gratidão.
Não foi um trabalho de dois ou três meses, tempo da campanha eleitoral, que fez a vitória. Tenho certeza que o resultado veio com a soma de esforço e dedicação em dois mandatos como vereador, da união de lideranças importantes da cidade em vários setores e de uma equipe incansável para o trabalho.
Muito obrigado,  Bagé, de todo o coração. Obrigado pela confiança, pela atenção, pelo abraço, o aceno e o olhar que trocamos durante a caminhada que culminou no dia 2 de outubro. Somos todos responsáveis por um novo tempo. Vocês e eu, lado a lado, unidos, como tem sido.
Essa votação para prefeito, tenho consciência, aumenta a minha responsabilidade, dá mais consistência aos compromissos firmados e me provoca, com maior exigência, a buscar o novo tempo que tanto queremos para Bagé.
Por isso, procurei não perder tempo e me desloquei a Brasília para conseguir junto aos deputados federais aliados e à senadora Ana Amélia emendas ao Orçamento 2017 que contemplem nosso município, porque o prazo para essas reivindicações encerrava na quinta-feira, dia 20. Cheguei na Capital Federal com os vereadores Antenor Teixeira e Esquerda Carneiro na terça, 18.
Conquistamos, assim, com a bancada gaúcha mais de 5,8 milhões de reais para serem investidos na saúde, no Ifsul, em pavimentação e nas estradas do interior do município. Foi de extrema importância a articulação do deputado Afonso Hamm, em emendas e no agendamento com os ministérios, sendo que em três deles fomos recebidos pelos próprios ministros:  do Trabalho Ronaldo Nogueira, da Educação Mendonça Filho e da Saúde Ricardo Barros.
Destaco aqui a atenção em emendas dos deputados Nélson Marchezan, Carlos Gomes, João Derli, José Stédile e Danrlei.  São parlamentares que demonstraram carinho por Bagé e é muito importante que a população saiba disso.
O sucesso dessa empreitada em Brasília foi coroada por uma confirmação de alta relevância recebida no Ministério da Saúde, a data do início da obra de instalação do serviço de radioterapia para abril de 2017.  Esta é uma obra esperada há muito tempo, desde a implantação da oncologia no município e que várias vezes ameaçava iniciar.  Fomos em busca do projeto, encontramos os possíveis problemas e partimos para solucionar, pedindo a sua prioridade, demonstrando a relevância da radioterapia para a região. Até que ouvimos e tivemos a confirmação de um anúncio que preconizo como um dos mais importantes para a saúde da Metade Sul neste ano. Afinal, quem acompanhou as idas e vindas e todo o esforço para a implantação da oncologia no município sabe que a confirmação da obra da radioterapia é uma notícia espetacular, é o prenúncio de dias melhores.   Parabenizo aqui, em nome de todos aqueles que participam dessa luta incansável no combate ao câncer, os médicos Dionísio Becker, radiooncologista, e Mário Mena Kalil, mastologista, da equipe do Centro Integrado de Oncologia e Mama (CIOM).
Sem dúvida foi uma viagem de muitos benefícios, o que me coloca mais otimista ainda para devolver a Bagé o sentimento de um novo tempo;  tempo de progresso, de crescimento, de união.