Projetos para Bagé


Dediquei a semana para garantir recursos a projetos da maior importância para Bagé. Projetos essenciais para várias áreas e com um objetivo claro: o desenvolvimento do nosso município.
Minha ida a Brasília, em agenda com o deputado Luís Augusto Lara, esteve embasada no nosso plano de governo, que prioriza a infraestrutura, daí a boa notícia no que se refere ao processo de destravamento da barragem e do saneamento básico de Bagé.
Destaco aqui, antes de dar continuidade aos temas da coluna de hoje, a parceria do deputado Lara, abrindo portas no governo federal e no Congresso; também aproveito para agradecer à nossa base de apoio, deputados federais que têm se dedicado aos interesses da nossa cidade.
Barragem
Muitas pessoas me perguntam sobre a obra da barragem e eu tenho repetido que não é uma promessa que eu tenha feito, mas que não medirei esforços para fazê-la. Tantas coisas foram ditas nos últimos dez anos sobre essa obra, incluindo campanhas eleitorais embasadas em torno desse sonho da população, que me sinto constrangido em espichar o assunto e repetir promessas.
No entanto, fiquei muito feliz com os resultados que obtivemos em Brasília, quando entregamos os laudos realizados pela Cientec – Fundação de Ciência e Tecnologia - e pelo Crea/RS – Conselho Regional de Engenheiros e Arquitetos. Tanto a equipe técnica da Casa Civil da Presidência da República quanto do Ministério da Integração Nacional elogiaram o trabalho que estamos realizando para sanar todos os entravamentos que existem e possam vir a existir para a continuidade da obra. Comentei com o diretor do Daeb, engenheiro Volmir Silveira, da importância desse reconhecimento em um trabalho que não é fácil fazer, mas que, pelo diálogo e a capacidade de articulação encontramos parceiros tão eficientes como a equipe da Cietec e do Crea.
Portanto, entregamos todos os documentos, os laudos técnicos necessários e o planejamento dos próximos passos, como a atualização do plano básico ambiental. Assim, garantimos os recursos e os prazos para a construção da barragem, que deverá ter licitação de uma nova empresa para a sua retomada no primeiro semestre de 2018.
Saneamento
Caminho pelos bairros de Bagé desde sempre. E, a partir das primeiras experiências em campanhas eleitorais com meu irmão, deputado Luís Augusto Lara, quando ele ainda era vereador, o que mais ouvia a população reclamar era do esgoto a céu aberto na frente de casa. Depois, quando fui eleito para a Câmara municipal, muitas vezes recebia a cobrança dos moradores que enfrentavam o problema do esgoto. Por trás e à frente de tudo ,a falta de bombeamento e tratamento; a deterioração dos arroios; doenças, prejuízo ambiental, etc.
A partir de janeiro, na prefeitura, comecei a dar atenção especial à questão do saneamento básico de Bagé. Solicitei, tanto ao Daeb quanto à Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos (Geplan) e Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Sefir), as condições em que se encontravam a estação de tratamento de esgoto, o sistema de coleta e as saídas desses dejetos das casas, principalmente nos bairros. Minha primeira medida concreta, além dos estudos, foi determinar a compra de 20 mil bueiros. Um bom número para começar a ampliar a rede.
Assim, concluído o estudo, com projetos readequados, partimos para a primeira etapa, que pretende concluir a estação de bombeamento e de tratamento de esgoto, na zona sul, perto do Ginásio Militão. Na Caixa Econômica Federal apresentamos a readequação do projeto para ser aprovado e liberados os recursos.
A seguir, na Agência Nacional das Águas (ANA), foi analisada a recuperação do projeto, que está pendente desde 2006. No primeiro momento precisamos dar continuidade à obra de saneamento nos bairros Alcides Almeida e São José.
É muito importante que consigamos concretizar toda essa pendência. Porque, quando estiverem concluídas, corresponderão a 80% de esgoto coletado e 50% tratado da cidade. Isso colocará Bagé como um município de extrema qualidade de saneamento básico no Brasil.
Na próxima terça, o supervisor da Caixa Federal, Maurício Gonçalves Beira, acompanhado de um corpo técnico, avaliará a situação do nosso município, ocasião em que analisará as readequações do projeto e da parte financeira.
Estou torcendo para que tudo dê certo. Fizemos a nossa parte. Sei da importância desse trabalho para a população, esgoto coletado e tratado promove a saúde, faz bem à comunidade e deixa os nossos bairros mais bonitos e melhores.